Foto: Pedro Piegas (Diário)
Se você gosta de calor, deve ter curtido a temperatura dos últimos dias em Santa Maria e região. Neste sábado, os termômetros marcaram 31,2ºC no Coração do Rio Grande. De acordo com o meteorologista Gustavo Verardo, foi a maior temperatura do Estado no dia de hoje.
VÍDEO: funcionário público se dedica à preservação de fósseis
O meteorologista explica que o calor é ocasionado por uma situação de bloqueio atmosférico em que as frentes frias ficam retidas no Uruguai e não conseguem avançar pelo Rio Grande do Sul. O vento Norte, então, eleva a temperatura, mantendo o tempo seco no RS.
- Essa situação muda na quarta-feira, quando o bloqueio se rompe e uma frente fria avança, mas sem risco de temporal. Após a frente fria, a temperatura cai bastante devido a entrada de uma massa de ar seco e frio de origem polar - destaca Verardo.
Com música e food trucks, evento vai dar muda de árvore em troca de eletrônicos
Para o domingo, a tendência de mais um dia de calorão, com a máxima chegando a 31ºC. Segundo Verardo, só há previsão de frio intenso na última semana do mês, com mínimas em torno de 5ºC. O início de julho também tende a ter temperaturas baixas e geada.
Temperaturas máximas neste sábado:
- Santa Maria - 31,2ºC
- Campo Bom - 30,1ºC
- Teutônia - 30,0ºC
- São Luiz Gonzaga - 29,9ºC
- Alegrete - 29,5ºC